quarta-feira, 1 de setembro de 2010

[Nostalgic Review] S.O.S


Você provavelmente já deve ter jogado algum destes games obscuros, onde o personagem principal parece estar vivendo o seu maior pesadelo. Coisas horríveis acontecem, situações absurdas e negras, lidando com o medo e a aflição dos personagens. As vezes, este jogo consegue lhe transmitir toda essa apreensão, esse medo, essa aflição.
Mas, você já jogou algum game que lhe desse todas essas emoções, ou algumas delas, em um console como o Snes?

S.O.S é um game de sobrevivência, algo como estamos acostumados em jogos como Resident Evil onde a premissa do jogo é chegar ao final vivo. Este game, S.O.S, é um legítimo survival, porém, ao invés de fugir e se esconder de monstros, .você passa por um pesadelo da vida real. Uma tragédia em alto mar.

Objetivo principal
Neste jogo, você é um tripulante de um navio cruzeiro chamado Lady Crithania, que se encontra navegando em meio a uma tempestade muito cruel. Várias ondas atingem o navio e preocupam muito seus tripulantes, daí então a situação a se seguir não é nada tranqüilizadora. Uma enorme onda, grande a ponto de cobrir o navio inteiro faz com que ele vire de cabeça pra baixo, dando inicio a um naufrágio igual ao filme “Poseidon”. Você deve, além de sobreviver, ajudar alguns tripulantes a irem embora junto com você.

A sua disposição, estão 4 personagens selecionáveis. Escolha entre Capris Wisher, que carrega o fardo de tomar conta de uma irmã doente e não pode aproveitar nenhum momento do cruzeiro, Redwin Gardner, que por sua vez aproveita o cruzeiro jogando, apostando e se embebedando, Luke Haines, um dos funcionários do navio que assiste de perto os problemas mecânicos do cruzeiro e Jeffrey Howell, que aproveitava o cruzeiro com sua velha esposa Adélia. Jeffrey é um personagem da 3º idade.


A jogatina
Durante o gameplay é possível conversar com os tripulantes. Alguns dos tripulantes são recrutáveis, você pode fazer com que lhe sigam e ajuda-los a escapar junto com você. A jogabilidade do jogo é simples, porém com poucos recursos. Ao começo, você só consegue andar, conversar, abrir portas. Mas, durante o naufrágio, já é possível pular, se pendurar e agaixar. S.O.S possui uma jogabilidade voltada para o realismo, pois você controla um ser humano comum e não espere que ele possa correr, saltar entre outras coisas que vemos aos jogos em suma maioria.

O problema deste tipo de gameplay é que, por ser muito simples e o ritmo ser sempre o mesmo, tende a se tornar tedioso. Exploração é tudo o que importa, mas tudo no navio é igual e assim fica fácil de se perder. Eu fui capaz de ver a rota de fuga do navio e achei incrível como é difícil encontra-la. Talvez nem tanto, é tudo questão de dedução, mas ainda sim é demasiado difícil escapar, principalmente com sobreviventes lentos que demoram muito para obedecer comandos e que só agem através da ordem de “sigam-me”. O navio é grande demais para que você chame, pare e espere seus recrutas lhe acompanharem.

O som
A melhor coisa no jogo é o som. A musica proporciona um clima de dar frio na espinha, a canção na abertura do jogo é triste e melancólica se encaixando perfeitamente com a temática do game. A musica do inicio traz uma serenidade, é calma assim como os tripulantes estavam antes de tudo começar. Durante o naufrágio, a musica torna-se dramática e quase consegue dar ao jogador todo o medo e pânico de uma pessoa enfrentando uma tragédia como esta.
Mas nem tudo é perfeito em termos de som, você sentirá falta de efeitos de som. O jogo todo é só musiquinha, boa ou ruim, musica o tempo todo. O personagem anda, pula, fala, móveis caem da escada, mas nada faz barulho.

Para terminar:
Eu posso estar enganado porque bem, joguei esse jogo quando criança e até hoje ele me traz todo aquele feeling assustador, não sei como seria pra alguém pegar esse jogo pra jogar mesmo depois de adulto. S.O.S é um dos jogos mais assustadores existentes para a era 16bit em diante. Nada como atuar dentro de um pesadelo que poderia vir a ser real.

Ponto forte: A sensação, o clima melancólico, a tragédia vivida é transmitida pela musica triste e pela pressão de estar em um barco afundando.

Ponto Fraco: Gameplay tedioso, requer muita paciência. Falta de efeitos sonoros e mapa dificílimo de interpretar.

Nota Geral: 4.0

3 comentários:

  1. Sei que é muito chato ficar sem receber comentários depois do esforço de escrever uma análise desse tamanho, então tô comentando xP

    Ótima análise, gosto de ver reviews de jogos retro e etc., é sempre uma boa.

    Faça mais...se quiser. (?)

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  2. Ah eu nem esquento. Até soube que essa foia review mais lida até esse momento, pelo menos entre meus colegas de orkut. xD

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  3. Issaê manolo, o blog tem potencial.

    Só precisa postar com mais frequência e dar uma arrumadinha no visual, daí fica beleza xP

    Té mais.

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